Nos últimos anos, as manipulações inadequadas de imagens tornaram-se uma preocupação séria em diversos setores da sociedade, como nos jornais, na política ou no setor de entretenimento.


Os programas de edição digital de imagens são hoje muito poderosos e mudam constantemente a forma como produzimos e entendemos as imagens.


Devido a uma série de incidentes de fraude, a manipulação de imagens vem ganhando cada vez mais atenção.


Dada a quantidade de artigos científicos que contêm imagens problemáticas (sem necessariamente representar intenção fraudulenta) e o fato de muitas retratações acontecerem devido ao uso inadequado de imagens, é definitivamente necessário tomar medidas eficazes contra manipulações inadequadas.

 

Mas isso é muito mais fácil dizer do que fazer, já que muitas vezes não é trivial


O campo de pesquisa que se ocupa com a detecção da manipulação de imagens é denominado 'forense de imagens'.


Os Peritos forenses digitais analisam se há evidências que tornam uma imagem suspeita e reúnem todas as pistas que possam ser encontradas para fazer julgamentos informados sobre a adequação da imagem.


Isso pode incluir aspectos como compressão, metadados ou iluminação.


Pode ser executado por mera observação ou pela aplicação de algoritmos adequados.


A análise forense desempenha um papel prático para as seguradoras, nas investigações de crimes, na área trabalhista e em todos os campos imagináveis nos quais as imagens possuem valor probatório.

A Edgesoft atua com Perícia digital Forense (PERITO TÉCNICO DAS PARTES), ajudando assim a coleta de provas e a melhor solução para seu processo.

 

 

 

© 2020 por Edgesoft.

  • Tumblr ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram